Olá!
Pessoal, vamos começar estudando um pouco sobre o gênero textual Debate Regrado. Logo abaixo segue um vídeo para que vocês possam ter o primeiro contato com o gênero;
Depois de assistir ao vídeo vocês devem ler o texto abaixo, somente leia, não precisa copiar!
Como
é um debate regrado? Debate regrado é um gênero
oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que
defendam a sua linha de pensamento. O debate é bastante comum durante
campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades. O debate regrado, como o nome indica, segue determinadas regras que
foram dadas antes de o debate
começar, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas. Este tipo de
debate é muito comum durante o período eleitoral, onde os candidatos se
reúnem e apresentam suas propostas de governo. Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/15371995
Acesso em 19 de out. de 2020.
Não basta apenas ter
uma opinião sobre
um assunto, mas é preciso saber expor, falar
sobre a opinião. O debate amplia a
capacidade dos alunos de encontrar uma solução a partir da escuta aos outros,
sendo que o objetivo do trabalho com os gêneros do domínio do argumentar é
encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações
colocadas que estão sendo discutidas. Além disso, o debate regrado tem a finalidade de desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir para a formação de valores como o
respeito pela opinião do outro e o cuidado com o ato da fala, pois de acordo
com Schneuwly e Dolz (2004): [...] saber falar, não importa em
que língua, é dominar os gêneros que nela emergiram historicamente, dos mais
simples aos mais complexos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p.138). Não há como saber falar, saber
posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade. E se os
alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não
conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais. Disponível em: http://www.nutricaointegrativapratica.com.br/questionamentos/9-questionamentosAcesso em 19 de nov. de 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Alice/Downloads/43372-178470-1-PB%20(1).pdf
Acesso em 19 de nov. de 2020.
O objetivo do debate regrado é desenvolver
estratégias argumentativas a serem utilizadas não em um gênero textual
escrito, conforme já havia sido feito em sala de aula, mas com um gênero da
modalidade oral, ou seja, o “debate regrado”. A principal característica do debate
regrado é que as pessoas têm o direito de expor suas opiniões e ideias,
ouvir e respeitar os demais, mesmo que sejam opostas, de uma forma organizada
e objetiva. Para que haja um debate regrado faz-se necessário: a) a presença de argumentos que
revelam posições positivas ou negativas em relação
ao tema; b) concordância, apoio,
desacordo e refutação e c) variados tipos de argumento: |
por exemplificação, de autoridade, de princípios, de causalidade, etc. (DOLZ; SCHNEUWLY; DE PIETRO, 2010)
Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/6608656#:~:text=Resposta,- 4.1%2F5&text=A%20principal%20caracter%C3%ADstica%20do%20debate,uma%20forma%20organizada%20e%20objetiva.
Acesso:
19, nov. 2020.
Como organizar um debate regrado
O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão. Além disso, a informação aumenta, aprende-se a tomar a palavra, a demonstrar e a convencer.
Para que o debate corra bem convém definir:
1. O papel de cada um dos intervenientes
Um debate é uma troca
ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá,
exprimindo as nossas convicções sobre
os temas em discussão. Para tal, é preciso:
·
Saber
ouvir - Cada um tem direito à expressão. Não se deve ironizar
nem cortar a palavra. Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se
respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer. Ouvir bem é
pensar no que o outro diz.
·
"Praticar"
a expressão oral - Não se aproveita o debate se não se estiver resolvido
a tomar a palavra. Esta é uma boa ocasião para se vencer a timidez.
Exprimir-se é expor o ponto de vista sobre cada um dos pontos abordados, pelo que deve indicar-se com nitidez a posição que se tem, tendo o cuidado de apoiar cada afirmação com um ou vários documentos/provas. O valor de um debate reside no valor dos argumentos. Devem procurar-se, pois, provas para convencer os outros. Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista
defendido não é válido. Tal atitude é prova de honestidade e de coragem.
2. As etapas para a organização e realização de um debate
· Escolher um assunto
simples e que desperte interesse.
· Na maioria
das vezes, o debate ganha em animação
e interesse se tiver sido preparado previamente por quem o organiza,
quer em nível da informação fornecida/adquirida, quer pensando sobre o tema em questão.
· O
debate deve ser organizado materialmente, ou seja, como vai ser a sala? Quem vai
animar/moderar o debate?
· O
que faz o (a) animador(a)/moderador(a): lança o debate, expondo com clareza o
assunto a discutir; dá a palavra às pessoas que a pedem e impede que a outras
intervenham sem a ter pedido; estimula os participantes e convida-os a reagir e
a exprimirem-se; chama a atenção para o assunto que está a ser debatido quando
as intervenções dos participantes "fogem" ao mesmo; controla o tempo
e, no fim, convida a que tirem conclusões.
Durante o debate, dois secretários tomam notas das principais ideias emitidas que permitirão fazer o balanço final.
Disponível em:https://www.educacaoetransformacao.com.br/como-fazer-um-debate/amp/Acesso em 19 de out.
de 2020 Disponível em: http://www.texto.pt/pt/dicas/detalhes.php?sec=7&id=41Acesso
em
19 de out. de 2020.
Conectivos ou articuladores textuais
Mas o que são conectivos ou articuladores textuais?
Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias. Esse papel é desempenhado, sobretudo, pelas conjunções, palavras invariáveis usadas para ligar os termos e orações em um período. Além disso, alguns advérbios e pronomes também podem exercer essa função.
Os conectivos ou articuladores textuais são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual. Assim, se forem mal-empregados, reduzem a capacidade de compreensão da mensagem e comprometem o texto.
Lista de alguns conectivos
1.
Prioridade
e relevância - Usados no início das frases para apresentar uma ideia. Eles também podem oferecer relevância ao que
está sendo apresentado. São eles: Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes
de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente;
primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori; precipuamente.
Exemplo: Primeiramente devemos atentar ao
conceito de pluralidade cultural.
2.
Tempo,
frequência, duração, ordem ou sucessão - Esses
situam o leitor na sucessão dos
acontecimentos ou das ideias. Por esse motivo, são muito explorados em
textos narrativos. Alguns deles são: enfim; logo; logo depois; imediatamente;
logo após; a princípio; pouco antes; pouco depois; anteriormente;
posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente;
hoje; frequentemente; etc.
Exemplo: Logo
após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur.
3. Semelhança, comparação ou
conformidade – são usados para estabelecer
uma relação com uma ideia ou um
conceito que já foi apresentado anteriormente no texto e também para apontar
ideias de outro texto (intertextualidade). São eles: Igualmente; da mesma
forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo
com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto
quanto; como; assim como; como se; bem como.
Exemplo: De
acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, o povo brasileiro é muito diverso.
4.
Condição
ou hipótese - Esses termos são utilizados em situações circunstanciais que podem oferecer hipóteses para uma
situação futura. Se; caso; eventualmente.
Exemplo: Caso chova essa tarde, não iremos na
academia.
5.
Continuação
ou adição - Utilizamos esses conectivos para acrescentar algo ao texto e que esteja
relacionado com o que anteriormente foi apresentado. São eles: Além disso; demais;
ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e;
nem; não só; como também; não apenas; bem como.
Exemplo: Suzana foi professora na Universidade de Minas Gerais no período da Ditadura Militar. Além disso, foi coordenadora do Departamento de Artes vinculado à Secretaria de Cultura do município de Belo Horizonte.
6. Causa, consequência e explicação -
Esses elementos servem para explicar as causas e consequências de uma ação, um
fenômeno, etc. Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por
causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que;
porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de
porquê); portanto; que; de tal forma que; haja
vista.
Exemplo: O aquecimento global tem afetado diretamente o ser humano e os animais. Como resultado, temos a extinção de muitas espécies.
Disponível
em: https://www.todamateria.com.br/conectivos/Acesso: Acesso: 23, nov.
2020. Adaptado.
É importante colocar que esses são apenas parte dos conectivos e ideias utilizados na progressão textual, há outros conectivos que expressam outras ideias para dar progressão ao texto, você poderá estudá-los no site:
https://www.todamateria.com.br/conectivos/
AGORA CHEGOU O MOMENTO DE PRATICAR, RESOLVA AS ATIVIDADES ABAIXO E ENVIE AS FOTOS PARA MIM;
QUEM QUISER E PUDER PODE IMPRIMIR, CASO CONTRÁRIO COPIE AS ATIVIDADES NO CADERNO;
NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS , SOMENTE AS QUESTÕES.
ATIVIDADES
1. O que um debate regrado? Qual a finalidade do gênero?
2. Assinale a alternativa correta: O debate regrado acontece geralmente
a ) ( ) em igrejas, clubes, lanchonetes.
b) ( ) durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.
c) ( ) em casa, praias, pousadas.
d) ( ) em avião, praças, hospitais.
3. Por que este gênero leva o nome de debate regrado?
4. Marque a alternativa INCORRETA sobre debate regrado.
a) ( ) Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião.
b) ( ) O debate, além de desenvolver as capacidades argumentativas, contribui para cultivar valores como respeito pela opinião do outro e cuidado com o ato da fala.
c) ( ) Não há como saber falar, saber posicionar-se se não for proporcionada aos alunos esta possibilidade.
d) ( ) Este tipo de debate é proibido durante o período eleitoral.
5. “O debate regrado é um gênero textual oral.” Explique esta afirmação, diferenciando texto oral de texto escrito.
6. Leia as afirmações a seguir:
I- Se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.
II- O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas com um gênero da modalidade oral.
III- O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão.
IV- Argumentar no debate regrado é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.
Marque a alternativa correta:
a) ( ) Estão corretas as alternativas I, III.
b) ( ) Estão corretas as alternativas I, II.
c) ( ) Estão corretas as alternativas II,III.
d) ( ) Todas as alternativas estão corretas.
7. Considerando as afirmações sobre a realização de um debate regrado, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
a) ( ) Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra.
b) ( ) O valor de um debate nunca reside no valor dos argumentos.
c) ( ) Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido.
d) ( ) Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer.
8. Leia a expressão: “O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas não em um gênero textual escrito, conforme já havia sido feito em sala de aula, mas com um gênero da modalidade oral.”
Os termos destacados significam respectivamente:
a) ( ) tipo, empregadas, métodos
b) ( ) empregadas, tipo, métodos
c) ( ) métodos, empregadas, tipo
d) ( ) tipo, métodos, empregadas
9. Um debate é uma troca ativa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso saber ouvir e praticar a expressão oral. O que você entende sobre saber o ouvir?
10. Leia o parágrafo a seguir para responder às atividades:
Valorizar a utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula, de forma a favorecer o aprendizado e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para crianças e adolescentes, faz com que os alunos utilizem ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia. O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que, atualmente, é difícil ver quem não o utilize.
[...]
a) Que ideia está sendo defendida?
b) Quais os argumentos que são utilizados?
c) E você, é a favor do uso do celular em sala de aula, por quê?
11- Considere o trecho: “O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, visto que, atualmente, é difícil ver quem não o utilize.
Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. O elemento conectivo destacado evidencia a ideia de:
a) ( ) continuação ou adição
b) ( ) causa,
consequência e explicação.
c) ( ) condição ou hipótese
d) ( ) prioridade e relevância
3 comentários
ok
Davi Alves da Cunha 8º B ok
Ok emylli vytoria 7A
Postar um comentário