Respostas comentadas
1. Espera-se que o estudante entenda que debate regrado é um gênero
oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias
diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento e que
a finalidade do gênero é desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir
para a formação de valores como o respeito pela opinião do outro e o cuidado
com o ato da fala
2. Espera-se que o estudante
entenda que o debate regrado
acontece geralmente durante
campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.
3. Espera-se que o estudante entenda que este gênero leva o nome de debate regrado porque segue determinadas
regras que foram dadas antes de o debate começar, como tempo de fala e direito
a réplicas e tréplicas.
4. Alternativa D – Espera-se que o estudante entenda que esta alternativa está incorreta, pois segundo os estudos
realizados, este tipo de debate deve acontecer, principalmente, durante o
período eleitoral.
5. Espera-se
que o estudante entenda que o debate regrado é oral porque acontece por meio da
fala. É um texto oral natural e pode
sofrer diversas variações em função do vocabulário, sotaque e regionalismos;
havendo também a presença do sotaque e do estilo de fala de cada pessoa.
O texto escrito, como o próprio nome diz, é aquele que deciframos visualmente através da leitura, havendo diferentes gêneros para esse tipo de texto, desde artigos jornalísticos até livros de romance.
6. Alternativa D- Espera-se que o
estudante entenda que todas as alternativas estão corretas. Veja:
I-
Os alunos devem ter facilidade para
argumentar, dar opiniões para poder se sair bem em qualquer momento social.
II-
A finalidade do debate
regrado é promover nos alunos habilidades para argumentar e dar opiniões sobre
determinados assuntos através da fala.
III-
O debate nos auxilia na
troca de ideias, experiências e nos ajuda a ter facilidade para discutir pontos
de vista e a reflexão.
IV-
Por meio do debate, é
possível buscar em conjunto a resolução de problemas relacionados aos que estão
sendo discutidos.
7. Espera-se
que o estudante responda: V-F-V-V
a) Alternativa verdadeira - Durante o debate não se deve ironizar
nem cortar a palavra. Não podemos criticar
o colega, nem o interromper enquanto estivar falando.
b)
Alternativa
falsa - O valor de um debate (nunca)
reside no valor dos argumentos. É a forma de expor suas ideias que
enriquece a sua fala.
c)
Alternativa
verdadeira- Podemos e devemos
mudar de opinião sempre. Se a forma de pensar não for a mais correta, devemos
ser flexíveis e pensar diferente.
d)
Alternativa
verdadeira- Devemos respeitar a opinião do outro e ter o cuidado de ouvir
o colega enquanto fala.
8. Alternativa C- Espera-se que o
estudante entenda que os termos destacados estratégias,
utilizadas e modalidade, significam respectivamente: métodos, empregadas,
tipo.
9. Espera-se que o estudante tenha entendido que saber ouvir é respeitar a opinião do outro, entender que cada um
tem direito à expressão, que não se deve ironizar nem “cortar” a palavra do
outro enquanto ele fala. Mesmo que não concorde com a opinião expressa, deve-se
respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm a dizer. Ouvir bem é pensar
no que o outro diz.
10. a)
Espera-se que o estudante faça a inferência da ideia defendida.
b)
Espera-se que o estudante identifique os
argumentos utilizados na defesa da ideia.
c)
Resposta pessoal. Espera-se ainda que o
estudante se posicione.
11. Alternativa B - Espera-se que o estudante identifique o elemento conectivo
destacado evidencia a ideia de causa, consequência e explicação.
0 comentários
Postar um comentário