Turmas/Matérias

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA/ 8ª ANO/ PROFESSORA MAYARA/ CORREÇÃO DAS ATIVIDADES SOBRE DEBATE REGRADO!

 

Respostas comentadas

 

1.  Espera-se que o estudante entenda que debate regrado é um gênero oral em que duas ou mais pessoas se reúnem para conversar sobre duas ideias diferentes, levantando argumentos que defendam a sua linha de pensamento e que a finalidade do gênero é desenvolver as capacidades argumentativas e contribuir para a formação de valores como o respeito pela opinião do outro e o cuidado com o ato da fala

2. Espera-se que o estudante entenda que o debate regrado acontece geralmente durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.

 

3. Espera-se que o estudante entenda que este gênero leva o nome de debate regrado porque segue determinadas regras que foram dadas antes de o debate começar, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas.

 

4. Alternativa D Espera-se que o estudante entenda que esta alternativa está incorreta, pois segundo os estudos realizados, este tipo de debate deve acontecer, principalmente, durante o período eleitoral.

 

5. Espera-se que o estudante entenda que o debate regrado é oral porque acontece por meio da fala. É um texto oral natural e pode sofrer diversas variações em função do vocabulário, sotaque e regionalismos; havendo também a presença do sotaque e do estilo de fala de cada pessoa.

O texto escrito, como o próprio nome diz, é aquele que deciframos visualmente através da leitura, havendo diferentes gêneros para esse tipo de texto, desde artigos jornalísticos até livros de romance.

 

6. Alternativa D- Espera-se que o estudante entenda que todas as alternativas estão corretas. Veja:

I-    Os alunos devem ter facilidade para argumentar, dar opiniões para poder se sair bem em qualquer momento social.

II-     A finalidade do debate regrado é promover nos alunos habilidades para argumentar e dar opiniões sobre determinados assuntos através da fala.

III-     O debate nos auxilia na troca de ideias, experiências e nos ajuda a ter facilidade para discutir pontos de vista e a reflexão.

IV-      Por meio do debate, é possível buscar em conjunto a resolução de problemas relacionados aos que estão sendo discutidos.

7. Espera-se que o estudante responda: V-F-V-V

a)   Alternativa verdadeira - Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra. Não podemos criticar o colega, nem o interromper enquanto estivar falando.

b)   Alternativa falsa - O valor de um debate (nunca) reside no valor dos argumentos. É a forma de expor suas ideias que enriquece a sua fala.

c)   Alternativa verdadeira- Podemos e devemos mudar de opinião sempre. Se a forma de pensar não for a mais correta, devemos ser flexíveis e pensar diferente.

d)   Alternativa verdadeira- Devemos respeitar a opinião do outro e ter o cuidado de ouvir o colega enquanto fala.

 

8.  Alternativa C- Espera-se que o estudante entenda que os termos destacados estratégias, utilizadas e modalidade, significam respectivamente: métodos, empregadas, tipo.

 

9.  Espera-se que o estudante tenha entendido que saber ouvir é respeitar a opinião do outro, entender que cada um tem direito à expressão, que não se deve ironizar nem “cortar” a palavra do outro enquanto ele fala. Mesmo que não concorde com a opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm a dizer. Ouvir bem é pensar no que o outro diz.

 

10.  a) Espera-se que o estudante faça a inferência da ideia defendida.

b)      Espera-se que o estudante identifique os argumentos utilizados na defesa da ideia.

c)    Resposta pessoal. Espera-se ainda que o estudante se posicione.


11.  Alternativa B - Espera-se que o estudante identifique o elemento conectivo destacado evidencia a ideia de causa, consequência e explicação.

0 comentários

Postar um comentário