Turmas/Matérias

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Língua Portuguesa\ Atividades sobre o gênero textual abaixo-assinado\ 8ª ano\ Professora Mayara\

 Atividades


1. Complete as lacunas abaixo com as palavras sugeridas que dão sentido ao enunciado: demonstrar-reivindicar- coletiva- documento- protesto- pessoas- autoridade- assinado


Abaixo-assinado é um ____________particular, ___________por um grupo de ___________, que visa fazer uma solicitação ____________ para pedir ou ____________ algo de interesse comum a uma ________________ ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou ____________ queixa ou ____________ coletivo.”


2. Considerando as quatro partes que compõem um abaixo-assinado, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:



 

 

 

 

 

a) O vocativo                            

b) O corpo do texto                    

c) Área de assinatura          

d) Fim do texto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

( ) Nessa parte deve-se escrever a solicitação desejada e o motivo para ter que fazer tal solicitação. É a área onde os fatos serão colocados, de preferência detalhadamente, tentado trazer um convencimento por parte da pessoa responsável por sanar o problema.

(   )  No final do documento deverá existir o local e a data.

(  ) No abaixo-assinado deverá ter o destinatário, ou seja, a pessoa a qual o documento será entregue. E como essa pessoa possui certa autonomia, deve-se utilizar os pronomes de tratamento adequados antes de seu nome. 

(  ) Abaixo da explicação da solicitação deverá haver espaços numerados para a assinatura das pessoas que desejam participar do abaixo-assinado, onde na maioria dos casos são pedidos os números do CPF da pessoa como fator de veracidade de que ela existe.

 

 

 

3. Cite as características do abaixo assinado.

 

Leia o texto abaixo para responder às atividades 4, 5, 6 e 7:

 

ABAIXO-ASSINADO EM PROL DE MERENDA NA ESCOLA


Senhor José Tenório da Silva, Diretor da E.E.E.F.M. Euclides Mouzinho dos Santos,


Nós, abaixo assinados, alunos desta escola, pedimos esclarecimentos a respeito da falta de merenda, tendo em vista que há algum tempo não temos tido o fornecimento do lanche.

Sabemos que os recursos destinados à merenda são poucos e insuficientes, mas sabemos também que eles existem e que temos direito à alimentação na escola, mesmo que não seja todos os dias.


Por isso, pedimos providências a vossa senhoria a respeito deste problema.


São Bernardo do Campo- SP, 24 de agosto de 2019.

Atenciosamente,


Lívia da Silva Freire Dias, 1º ANO

Francisca Sonally Melo Dos Santos

Leonardo Trajano Ferreira

Katyana Mylena Silveira

Hamana Oliveira Queiroz

Francinete Maria Paiva

Patricia Ravena Bezerra De Menezes

Marcos Fabio Rego Ciraulo

Rosangela Freitas De Souza

Emmanuel Albuquerque

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/32676082 Acesso em 06 de nov. de 2020.


4. Agora que você leu o texto (abaixo-assinado), responda:


a) A quem ele é dirigido? 

b) Quem escreveu este texto?

c) Qual o protesto deste texto?

d) Segundo os manifestantes do texto, em que eles querem que o dinheiro público seja investido?

e) Onde e quando este texto foi escrito?


5. Com base no texto acima, podemos compreender que:


a) (  ) Trata-se de um texto sem nenhuma formalidade e cheio de vícios de linguagem e erros de gramática.
b) (   ) Trata-se de uma notícia divulgada na internet, denunciado o diretor Tenório pela falta de merenda na escola.
c) (   ) O texto acusa claramente uma única pessoa pela falta de merenda na escola

d) (   ) Trata-se de um abaixo-assinado, pedindo mais recursos destinados à merenda dos alunos.


6. Que gênero textual é este?


7. Assinale V ou F nos parênteses abaixo:


a) (   ) O abaixo-assinado não é um gênero textual.

b) (   ) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.

c) (   ) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.

d) (   ) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.

 

 

8. Leia as afirmações sobre o abaixo-assinado:

 

I- O Abaixo-assinado, que como toda linguagem escrita, requer técnicas específicas para redigi-lo. Suas características principais são a argumentação e a persuasão, em que um grupo de pessoas envolvidas num só objetivo se une para solicitar melhorias ou mudanças, para reivindicar sobre algum fato decorrente, ente outros.

II- É importante lembrarmos que o público-alvo a quem serão direcionadas as reivindicações serão pessoas influentes e com total autonomia para tomar o poder de decisão.

III- Podemos usar linguagem popular e escrever do jeito que quisermos o abaixo-assinado, pois se trata de um gênero básico do dia a dia das pessoas não exigindo tanta formalidade assim.

IV- No corpo do texto deverá constar a exposição do problema apontado seguido de uma argumentação convincente que a justifique.

V- No vocativo conterá o nome do destinatário e/ou o cargo acompanhado do respectivo pronome de tratamento, dependendo do grau de formalismo e da posição ocupada perante a sociedade.

Marque a alternativa que contém uma afirmação INCORRETA:

 

a) (   ) Itens I, II e III 

b) (   ) Itens II, IV e V

c) (   ) Itens I, IV e V

d) (   ) Itens I e II

 

9.  Ao redigir um documento a ser enviado a uma autoridade, tal como o gênero abaixo-assinado, é necessário empregar o pronome de tratamento adequado. Assinale a opção em que o emprego do pronome de tratamento não ficou adequado ao cargo da autoridade citada.

 

a ) (   ) Vossa Excelência / Presidente da República.

b ) (   ) Vossa Magnificência / Reitor de universidade.

c ) (   ) Vossa Senhoria / Senhor José da Silva.

d ) (   ) Vossa Senhoria / Presidente do Supremo Tribunal Federal.

 

10. Observe os termos:” pessoa responsável...”, “...espaços numerados...” as palavras destacadas estão qualificando substantivos, portanto



a) (   ) são pronomes 

b) (   ) são verbos

c) (   ) são adjetivos

d) (   ) são artigos


2 comentários

João Batista 5 de fevereiro de 2021 às 18:20

Davi Cunha 8º B ok

Unknown 8 de fevereiro de 2021 às 16:19

Emylli Vytoria 8°A

Postar um comentário