Olá...vamos retomar nossos estudos com a interpretação textual abaixo. Podem imprimir ou copiar
as perguntas e respostas no caderno e encaminhar no meu zap. Bons estudos!!!Qualquer dúvida podem chamar no pv.💁😍 BJ ,Celsy.
ESCOLA:
DATA:
PROF:
TURMA:
NOME:
Leia o texto abaixo e responda às seguintes
questões:
BILHETE
1. Se tu me amas, ama-me baixinho
2. Não o grites de cima dos telhados
3. Deixa em paz os passarinhos
4. Deixa em paz a mim!
5. Se me queres,
6. enfim,
7. tem de ser bem devagarinho, Amada,
8. que a vida é breve, e o amor mais breve ainda… (Mario Quintana)
Questões
1) As palavras SE (linhas 1 e
5) no início do poema traz uma ideia de:
a) causa hipotética
b) consequência hipotética
c) oposição ou contrariedade
d) justificativa hipotética
e) conclusão ou contrariedade
2) As palavras SE (linhas 1 e 5) são,
de acordo com as classes de palavras:
a) advérbios
b) conjunções
c) verbos
d) pronomes
e) adjetivos
3) Na linha 2, a palavra “o” é:
a) advérbio
b) conjunção
c) pronome oblíquo
d) pronome reto
e) pronome possessivo
4) Na linha 2, a palavra “o” refere-se:
a) aos telhados que devem ser preservados.
b) aos passarinhos nos telhados.
c) a amar baixinho e devagarinho.
d) a guardar segredo sempre sobre os seus sentimentos.
e) a não gritar os seus sentimentos em cima dos telhados.
5) Na linha 8, a palavra “que”
introduz:
a) uma justificativa.
b) uma pergunta.
c) uma resposta a uma pergunta.
d) uma conclusão evidente sobre o amor.
e) uma enumeração de fatos narrados.
6) A última palavra do poema,
“ainda”, é segundo a morfologia:
a) um adjetivo.
b) uma palavra substantivada.
c) um substantivo.
d) um advérbio de tempo.
e) uma locução adverbial.
7) O título do poema, conforme as
classes gramaticais, denomina-se como:
a) um adjetivo.
b) uma palavra substantivada.
c) um substantivo.
d) um advérbio de tempo.
e) uma locução adverbial.
Bons estudos!!!!!
0 comentários
Postar um comentário