Oi meninos, hoje estou postando a correção da atividade 1 para os que não puderam acompanhar a aula pelo meet ou não conseguiu conferir todas as respostas direitinho. Se errou alguma questão, apague e refaça com atenção ok😉
Correção da atividade do dia 26/01
1. Converta os números romanos em números indo-arábicos.
a) VIII: 8
b) XVII: 17
c) CX: 110
d) XC: 90
e) MDCCCLXI: 1 861
f) CMLXVII: 967
g) MCMLXXXVIII: 1 988
2. Represente os números abaixo utilizando o sistema de numeração romano.
a) 15: XV
b) 21: XXI
c) 160: CLX
d) 4: IV
e) 900: CM
f) 59: LIX
) 49: XLIX
h) 990: CMXC
3. O quadro a seguir traz informações sobre cinco personalidades da história do Brasil.
Escreva o século de nascimento e falecimento de cada pessoa listada na tabela.
Observação: Alguns alunos ficaram com dúvida em relação à resposta, pois achavam que era para escrever o século em indo-arábico, mas no enunciado, pede apenas para escrever o século. E como vimos no texto explicativo que antecedeu a atividade, o século é escrito em números romanos😊
Para facilitar a compreensão na divisão dos séculos vou colocar uma listinha a partir do ano de 1601:
Resp.: Dom Pedro I e José Bonifácio nasceram no século XVIII e morreram no séc. XIX.
Dom Pedro II nasceu e morreu no século XIX.
Joaquim Nabuco nasceu no século XIX e morreu no século XX.
Zumbi dos Palmares nasceu e morreu no século XVII.
4. Decomponha cada número na forma aditiva e multiplicativa.
a) 468 = 4 x 100 + 6 x 10 + 8 x 1.
b) 91 685 = 9 x 10 000 + 1 x 1 000 + 6 x 100 + 8 x 10 + 5 x 1.
c) 361 051 = 3 x 100 000 + 6 x 10 000 + 1 x 1 000 + 5 x 10 + 1 x 1.
d) 641 500 = 6 x 100 000 + 4 x 10 000 + 1 x 1 000 + 5 x 100.
5. Escreva o número correspondente a:
a) 4 unidades de milhar + 7 dezenas + 9 unidades - 4079
b) 7 dezenas de milhão + 6 unidades de milhar + 8 dezenas - 70006080
c) 30 000 + 4 000 + 800 + 90 + 7 - 34890
d) 4 x 1 000 + 7 x 100 + 8 x 10 + 9 x 1 - 4789
6. Determine quantas ordens e quantas classes cada número possui.
Para responder essa questão, observe a tabelinha a seguir:
a) 4 321 4 ordens e 2 classes.
b) 61 275 5 ordens e 2 classes.
c) 7 043 619 7 ordens e 3 classes.
d) 92 415 074 8 ordens e 3 classes.
7. Leia o texto abaixo.
De acordo com a estimativa da população residente nos 5 570 municípios do Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 1° de julho de 2018 e publicada em 29 de agosto do
mesmo ano, no Diário Oficial da União, a população brasileira é composta de 208 494 900 habitantes. Considerando que, em 2017, havia 207 660 929 habitantes no Brasil, o crescimento populacional foi de 0,82% entre os anos de 2017 e 2018.
Os três estados mais populosos do país são: São Paulo, com 45 538 936 habitantes; Minas gerais com 21 040 662 habitantes; Rio de Janeiro, com 17 159 960 habitantes. E o estado menos populoso é Roraima, com 576 568 habitantes.
Fonte de pesquisa: Diário Oficial da União.
Com base no texto, assinale a alternativa que indica o estado brasileiro que apresenta o número de habitantes com exatamente 2 classes e 6 ordens.
Um número com 6 ordens é um número com 6 dígitos, logo 576 568 é o número procurado. Esse número indica a população de Roraima. Alternativa “c”.
A) ( ) Rio de Janeiro
B) ( ) São Paulo
C) ( X) Roraima
D) ( ) Minas Gerais
8. O quadro a seguir representa o boletim escolar de um aluno do 6° ano. Complete esse quadro com as informações que faltam de acordo com as dicas:
Boletim escolar – 1° Bimestre
Dicas:
* As notas das disciplinas Português, Matemática e História são números consecutivos, sendo a nota de História a menor delas.
* A nota de Geografia é o antecessor da nota de História.
* A nota de Ciências é o sucessor par da nota de Geografia.
* As notas de Matemática e de Língua Estrangeira são dois números sucessores ímpares, sendo a nota de Matemática a maior delas.
Disciplina Nota Disciplina Nota
Português 8 Geografia 6
Matemática 9 Ciências 8
História 7 Língua Estrangeira 7
9. Em um quadro mágico, a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal é sempre a mesma. Utilizando apenas os números naturais de 1 a 9 para preencher o quadrado mágico, sem repeti-los, determine o valor da posição D
4 3 A = 8
B = 9 5 C = 1
D = 2 E = 7 6
A) ( ) 9
B) ( ) 8
C) ( ) 7
D) ( X) 2
10. A carga máxima que um elevador suporta é 700 quilogramas. Quantas viagens, no mínimo, uma pessoa de 65 quilogramas precisa fazer para transportar 70 caixas de 20 quilogramas cada uma usando esse elevador?
700 kg – 65 kg = 635 kg
Então, cada viagem pode transportar 635 kg em caixas.
Como cada caixa tem 20 kg:
635 ÷ 20 = 31, com resto 15.
Então, 31 caixas podem ser transportadas em cada viagem.
Como são 70 caixas ao todo, a pessoa precisa de 2 viagens para transportar 31 x 2 = 62 caixas e de uma terceira viagem para transportar as 8 caixas restantes.
A) ( ) 1 viagem
B) ( ) 2 viagens
C) ( X) 3 viagens
D) ( ) 4 viagens
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