Turmas/Matérias

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Correção da atividade 1 de matemática 6º ano B e C , profª Adriana, 04/02/2021

Oi meninos, hoje estou postando a correção da atividade 1 para os que não puderam acompanhar a aula pelo meet ou não conseguiu conferir todas as respostas direitinho. Se errou alguma questão, apague e refaça com atenção ok😉

Correção da atividade do dia 26/01

1. Converta os números romanos em números indo-arábicos.

a) VIII: 8

b) XVII: 17

c) CX: 110

d) XC: 90

e) MDCCCLXI: 1 861

f) CMLXVII: 967

g) MCMLXXXVIII: 1 988


2. Represente os números abaixo utilizando o sistema de numeração romano.

a) 15: XV 

b) 21: XXI 

c) 160: CLX 

d) 4: IV

e) 900: CM 

f) 59: LIX 

) 49: XLIX 

h) 990: CMXC

3. O quadro a seguir traz informações sobre cinco personalidades da história do Brasil.


Escreva o século de nascimento e falecimento de cada pessoa listada na tabela.

Observação: Alguns alunos ficaram com dúvida em relação à resposta, pois achavam que era para escrever o século em indo-arábico, mas no enunciado, pede apenas para escrever o século. E como vimos no texto explicativo que antecedeu a atividade, o século é escrito em números romanos😊

Para facilitar a compreensão na divisão dos séculos vou colocar uma listinha a partir do ano de 1601:

•Século XVII: ano 1601 até o ano 1700;
•Século XVIII: ano 1701 até o ano 1800;
•Século XIX: ano 1801 até o ano 1900;
•Século XX: ano 1901 até o ano 2000;
•Século XXI: ano 2001 até o ano 2100.

Resp.: Dom Pedro I e José Bonifácio nasceram no século XVIII e morreram no séc. XIX. 

           Dom Pedro II nasceu e morreu no século XIX. 

           Joaquim Nabuco nasceu no século XIX e morreu no século XX. 

           Zumbi dos Palmares nasceu e morreu no século XVII.

4. Decomponha cada número na forma aditiva e multiplicativa.

a) 468 = 4 x 100 + 6 x 10 + 8 x 1.

b) 91 685 = 9 x 10 000 + 1 x 1 000 + 6 x 100 + 8 x 10 + 5 x 1.

c) 361 051 = 3 x 100 000 + 6 x 10 000 + 1 x 1 000 + 5 x 10 + 1 x 1.

d) 641 500 = 6 x 100 000 + 4 x 10 000 + 1 x 1 000 + 5 x 100.

5. Escreva o número correspondente a:

a) 4 unidades de milhar + 7 dezenas + 9 unidades  - 4079

b) 7 dezenas de milhão + 6 unidades de milhar + 8 dezenas - 70006080

c) 30 000 + 4 000 + 800 + 90 + 7 - 34890

d) 4 x 1 000 + 7 x 100 + 8 x 10 + 9 x 1 - 4789

6. Determine quantas ordens e quantas classes cada número possui.

Para responder essa questão, observe a tabelinha a seguir:

a) 4 321 4 ordens e 2 classes.

b) 61 275 5 ordens e 2 classes.

c) 7 043 619 7 ordens e 3 classes.

d) 92 415 074 ordens e 3 classes.

7. Leia o texto abaixo.

De acordo com a estimativa da população residente nos 5 570 municípios do Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 1° de julho de 2018 e publicada em 29 de agosto do

mesmo ano, no Diário Oficial da União, a população brasileira é composta de 208 494 900 habitantes. Considerando que, em 2017, havia 207 660 929 habitantes no Brasil, o crescimento populacional foi de 0,82% entre os anos de 2017 e 2018.

Os três estados mais populosos do país são: São Paulo, com 45 538 936 habitantes; Minas gerais com 21 040 662 habitantes; Rio de Janeiro, com 17 159 960 habitantes. E o estado menos populoso é Roraima, com 576 568 habitantes.

Fonte de pesquisa: Diário Oficial da União.



Com base no texto, assinale a alternativa que indica o estado brasileiro que apresenta o número de habitantes com exatamente 2 classes e 6 ordens.

Um número com 6 ordens é um número com 6 dígitos, logo 576 568 é o número procurado. Esse número indica a população de Roraima. Alternativa “c”.

A) ( ) Rio de Janeiro

B) ( ) São Paulo

C) ( X) Roraima

D) ( ) Minas Gerais

8. O quadro a seguir representa o boletim escolar de um aluno do 6° ano. Complete esse quadro com as informações que faltam de acordo com as dicas:

Boletim escolar – 1° Bimestre

Dicas:

* As notas das disciplinas Português, Matemática e História são números consecutivos, sendo a nota de História a menor delas.

* A nota de Geografia é o antecessor da nota de História.

* A nota de Ciências é o sucessor par da nota de Geografia.

* As notas de Matemática e de Língua Estrangeira são dois números sucessores ímpares, sendo a nota de Matemática a maior delas.


Disciplina Nota Disciplina Nota

Português 8 Geografia 6

Matemática 9 Ciências 8

História 7 Língua Estrangeira 7

9. Em um quadro mágico, a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal é sempre a mesma. Utilizando apenas os números naturais de 1 a 9 para preencher o quadrado mágico, sem repeti-los, determine o valor da posição D



4  3  A = 8

B = 9  5  C = 1

D = 2  E = 7   6

A) ( ) 9

B) ( ) 8

C) ( ) 7

D) ( X) 2

10. A carga máxima que um elevador suporta é 700 quilogramas. Quantas viagens, no mínimo, uma pessoa de 65 quilogramas precisa fazer para transportar 70 caixas de 20 quilogramas cada uma usando esse elevador?

700 kg – 65 kg = 635 kg

Então, cada viagem pode transportar 635 kg em caixas.

Como cada caixa tem 20 kg:

635 ÷ 20 = 31, com resto 15.

Então, 31 caixas podem ser transportadas em cada viagem.

Como são 70 caixas ao todo, a pessoa precisa de 2 viagens para transportar 31 x 2 = 62 caixas e de uma terceira viagem para transportar as 8 caixas restantes.

A) ( ) 1 viagem

B) ( ) 2 viagens

C) ( X) 3 viagens

D) ( ) 4 viagens

1 comentários

Victor Arthur de Paiva Siqueira 4 de fevereiro de 2021 às 16:23

Ciente...

Postar um comentário